O projecto
Aldeia da Solidariedade
O projeto 'Aldeia da Solidariedade', tem como objetivo atender às necessidades emergentes da população na área do concelho de Albufeira, com ênfase na terceira idade. Neste município, a escassez de instituições sociais adequadas é evidente. Através de um compromisso com a solidariedade, pretendemos construir uma comunidade mais forte, com ênfase na saúde física e mental, autonomia, independência e participação dos idosos na vida social. O projeto 'Aldeia da Solidariedade' é uma resposta aos desafios relacionados ao envelhecimento da nossa sociedade, preenchendo lacunas e proporcionando apoio onde é mais necessário.


Objetivos
Respostas sociais
Face à carência de respostas sociais para a Terceira Idade, empenhamo-nos em suprir as necessidades emergentes na área geográfica mencionada. Em particular, na Freguesia de Ferreiras, é notória a ausência de instituições sociais apropriadas para satisfazer as necessidades da população idosa.
- iconAtender e acolher pessoas idosas cuja situação social, familiar, económica e/ /ou de saúde, não permita resposta condigna;
- iconProporcionar serviços permanentes e adequados à problemática biopsicossocial das pessoas idosas;
- iconContribuir para a estimulação de um processo de envelhecimento favoravelmente ativo;
- iconPrestar os apoios necessários às famílias dos idosos, no sentido de preservar e fortalecer os laços familiares;
- iconEstimular a convivência social, através do relacionamento entre as pessoas idosas e destes com os familiares e amigos, com os funcionários do Lar e com a própria comunidade, de acordo com os seus interesses;
- iconPermitir que haja participação e co-responsabilização do residente ou representante legal ou familiares, na elaboração do plano individual de cuidados e na vivência do idoso na resposta social.
Capacidade de resposta
- iconEstrutura residencial para pessoas idosas (61 utentes)
- iconCentro de dia (20 utentes)
- iconServiço de apoio domiciliário (50 utentes)